segunda-feira, 2 de junho de 2014

































"(...) the activity of painting can be understood as a process of resistance, as much as an afirmation.”

Lizzie Carey -Thomas, Clarrie Wallis, Andrew Wilson “Painting Now – five contemporary artists”
Tate Britain

Atlas Secreto reúne um vasto grupo de artistas que têm dedicado uma parte do seu percurso plástico à pratica da Pintura através de uma previa recolha de imagens (em alguns casos substancialmente compulsiva) e depois à sua representação através da pintura e-ou desenho. Estes artistas demonstram através dessa prática uma vontade vernacular de apropriação do Mundo. Uma vontade enciclopédica de apropriação, interpretação compreensão do Mundo enquanto objeto conceptual. Esta exposição resulta do inevitável cruzamento geográfico destes criadores e da sua necessidade e vontade de cruzar percursos e estabelecer estados de comunicação sobre o próprio processo criativo. É uma exposição que nasce com um intuito de itenerância justamente para que prolongando a experiência do acto expositivo se potencie os resultados desse mesmo cruzamento, enquanto que representando simbolicamente a vontade de "conquista" do mundo pela tomada das imagens que caracteriza os autores.

Atlas Secreto é uma série itinerante de exposições coletivas com a participação de:
ANDRÉ CATARINO, CARLOS CORREIA, CECÍLIA CORUJO, FABRIZIO MATOS, FILIPE MATOS, HORÁCIO BORRALHO, ISABEL RIBEIRO, ISABEL SIMÕES, JOÃO FONTE SANTA, JOÃO NORA, MARTA MOURA, MARTINHO COSTA, PEDRO AMARAL, RUI PEDRO JORGE, TIAGO BAPTISTA, TIAGO MOURÃO.

As exposições vão ser produzidas a partir de um arquivo de imagens feito com a colaboração destes 17 artistas. Este conjunto de imagens foi sendo construído usando a internet como ferramenta, particularmente um grupo no Facebook chamado “Atlas de Imagens” criado para o efeito. Não existiu nenhum conceito ou ideia previamente estabelecida a ligar as imagens aqui publicadas e partilhadas, resultando a inevitável coerência do seu corpo de imagens da ligação que a obra dos autores mantêm entre si. Este arquivo é a fonte de onde vão surgir todos os trabalhos que irão compor as exposições.

Sem comentários:

Enviar um comentário