sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Casa Bernardo assinalou Dia Mundial da Fotografia com várias actividades in Gazeta das Caldas



Comemorou-se no passado dia 22 de Agosto o Dia Mundial de Fotografia, e nesse âmbito a Casa Bernardo concebeu um dia temático com a organização de um debate e a apresentação de um livro de fotografia.

À discussão, que incidiu sobre o estatuto da arte fotográfica na actualidade, seguiu-se a apresentação do trabalho do fotógrafo caldense Ricardo Santos. O jovem artista falou das três fotografias que viu seleccionadas para o livro “Olhar a nu”. A publicação, que foi lançada com uma tiragem inicial de 700 exemplares, é uma iniciativa da associação Abraço, do sítio online “Olhares.com” e da editora Chiado e reúne fotografias de 37 fotógrafos amadores portugueses. Apesar de a fotografia ter entrado na sua vida enquanto “hobby”, Ricardo espera no futuro poder dedicar-se por inteiro à sua actividade preferida, que pratica desde 2006. “É um escape ao trabalho que levo e é algo que me preenche” disse. No livro composto inteiramente por retratos de nus, foram ainda seleccionadas fotos de Miguel Mendes, também ele natural das Caldas. Nesta curta palestra, que antecipa a apresentação oficial do livro, marcada para o próximo dia 30 de Agosto no CCC, Ricardo Santos respondeu também às dúvidas da assistência e aproveitou para mostrar outras fotos da sua autoria.

Yann Dabadie, de nove anos, foi uma das crianças que se fez deslocar ao museu acompanhada pelos pais, onde aproveitou para conhecer melhor o mundo da fotografia e aprender a usar a máquina. Incansável no seu papel de fotógrafo, o jovem tirou fotos a todos os presentes.

Pedro Bernardo , director do museu, revelou à Gazeta das Caldas estar satisfeito com a iniciativa e realçou o envolvimento dos mais pequenos em projectos futuros. “A casa bernardo está rodeada de museus e jardins-de-infância e penso que isso diz alguma coisa. É aliás nossa ideia vir a colaborar com as instituições e trazer cá cada vez mais crianças, porque este espaço também é delas” afirmou, destacando a presença de crianças num dia dedicado à fotografia porque mesmo em relação a essa temática “elas representam o lado universal das coisas”.

Manuel Meise

quinta-feira, 20 de agosto de 2009


Dia Mundial da Fotografia Casa Bernardo-Caldas da Rainha-Portugal Photo by Yann Caetano Dabadie 19 de Agosto 2009

19 Agosto 2009 -dia mundial da fotografia

















photos  by Yann Caetano Dabadie
19 Agosto 2009
Dia Mundial da Fotografia
Casa Bernardo 
Caldas da Rainha
Portugal



terça-feira, 18 de agosto de 2009

sábado, 15 de agosto de 2009

random foto monday











D: Hier wieder Fotos. Das alte Dokument, den Füllfederhalter und das Taschenmesser hab ich hier auf dem Flohmarkt letzten Sonntag gekauft. Ich liebe Flohmärkte.

E: Here are some fotos again. The old document, the pen and the pocketknife i bought at the flew market last sunday. I love flew markets!

Maria das Neves
(Andreas Hirsch) 

kids opening 25 Julho 2009








kids opening
Casa Bernardo-Caldas da Rainha-Portugal
Photo by Yann Caetano Dabadie
25 de Julho 2009